Entretenimento

Folia de Reis acontece neste fim de semana em SG

A festa começa em São Gonçalo e vai até Tanguá. Foto: Divulgação

O próximo fim de semana será dia de mais uma Festa de Remate da Folia de Reis da Bandeira Estrela Nova do Oriente. A festa começa no sábado (12), após concentração na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Cristiano Otoni, no bairro Almerinda, em São Gonçalo

A festa, há 40 anos tem à frente Waldecy Macelino, um lutador pela manutenção da tradição de fé e esperança representada pelo movimento. Em suas participações no Estado, o grupo gonçalense conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

Às 16h, cerca de 20 pessoas sairão em direção ao Pacheco, paramentados com os artigos típicos da expressão cultural e religiosa representada pelo movimento. “Depois vamos para a cidade de Tanguá, onde daremos continuidade à festa até 6h30 do dia seguinte (domingo-13)”, explica Waldecy Macelino.

Fundador

Mestre da Estrela Nova do Oriente e presidente da Associação da Irmandade de Reis de São Gonçalo (Airesg), Waldecy é devoto da tradição, pela qual luta para manter acesa a chama da Folia de Reis.

“A cerimônia representa os três reis do Oriente e, assim como eu, muita gente é devota a eles”, elucida Waldecy.

“A Folia de Reis ou Festa de Santos Reis é uma das manifestações culturais mais antigas da história do Brasil. Se caracteriza pela celebração e adoração aos três reis magos pelo nascimento de Jesus Cristo. Acreditamos ser muito importante manter essa tradição, pela mensagem de paz e irmandade”, afirma o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro.

Uma das grandes incentivadoras e defensoras da tradição é a educadora e escritora Verônica Inaciola, especialista em folclore e cultura popular. Após acompanhar seu Waldecy durante muitos anos, em 2011 ela lançou o livro “Folias de Reis em São Gonçalo: Irmandade e Patrimônio”. Uma ótima opção de leitura.

< Lava Jato: Cabral é condenado a mais 33 anos de prisão Mudanças nas delegacias de Niterói, SG e Itaboraí <